reforma? comece pela tinta!




quando pensamos em reformar um ambiente a primeira coisa que vem em mente é a substituição de peças de mobiliário ou das paredes que irão abaixo mas nunca a cor, porém devemos mudar essa concepção de que para mudar um ambiente precisamos fazer grandes investimentos e trocar tudo!

cansou da cara da sua sala, ou da mesmice do seu quarto? invista na pintura! uma nova cor na parede ou um detalhe em portas e batentes pode transformar o ambiente e deixar com cara de novo em pouco tempo.

por sua praticidade, as tintas se tornam uma aliada na hora de dar aquele sacudida no visual do cômodo que você deseja mudar de forma versátil e rápida pois ao contrário de outros materiais de revestimento a tinta pode ser facilmente removida e renovada (em cores, níveis de brilho, tipo de aplicações e etc).

o fosco é o mais indicado para superfícies com muitas irregularidades ou com defeitos de aplicação do reboco, pois proporciona uma aparência mais uniforme e aveludada a parede, porém apresenta contras como a facilidade de acumular sujeira, ser mais suscetível a manchas e mofo.

o acetinado mescla características do fosco: apresentando acabamento sedoso que apresenta um resultado aconchegante, sofisticado. do semibrilho: a resistência a sujeira e conservação do aspecto de novo.

o semibrilho e brilhante pouco diferem no resultado final, como vantagem apresentam alta durabilidade, resistência, baixa taxa de contaminação a fungos e facilidade de limpeza por possuir maior quantidade de resina em sua composição, a desvantagem é que as pequenas imperfeições das paredes tornam-se mais evidentes.


depois de escolhido o tipo de tinta e a cor desejada, alguns passos devem ser seguidos para uma aplicação com bom resultado. primeiramente siga as instruções do fabricante sobre diluição, intervalos entre demão e secagem. procure um profissional da área de pintura (ou se quiser ser arriscar o do it yourself, mãos a obra kkkk).

a superfície deve ser preparada antes da pintura: firme, sem rachaduras, limpas, seca e sem poeira, gordura, mofo ou infiltração. em superfícies novas é preciso aguardar a cura do reboco (cerca de 30 dias) e lixar a superfície, fazer a limpeza e remoção do pó com pano úmido, para maior rendimento da tinta deve-se aplicar uma demão de selador.

se há irregularidades na parede massa corrida pode ser uma boa pedida para corrigir, basta aplicar com uma desempenadeira de aço (duas ou mais camadas podem se fazer necessárias) esperar secar e lixar.

por último siga a ordem correta de pintura: comece pelo teto, depois as paredes e, em seguida as portas, as janelas e rodapés (assim diminui-se o risco de respingos em áreas já pintadas evitando uma nova demão)


algumas dicas:

•cores quentes e fortes reduzem os espaços pois dão a ilusão de proximidade.
•para espaços pequenos, prefira sempre tons claros e frios pois ampliam o ambiente.
•para valorizar um objeto escuro pinte o fundo em branco e vice-versa.


a definição da coloração para ambientes em geral tem uma ação marcante no clima final do espaço. as cores estimulam e provocam uma associação psicológica imediata, que depende de aspectos culturais e pelas experiências que já passamos.

quando falamos de cores temos uma infinidade de combinações possíveis que não tem como ser agrupadas em uma publicação apenas então iremos abrir uma série de publicações relacionadas a cores, cada dia uma nova cor para você apreciar e se inspirar, fique ligado no design em arquitetura ;)





Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Primeira

1 comentários

28 de setembro de 2015 às 15:02

Otimas dicas Mr. Junior, textos bem claros e objetivos.

Reply
avatar